Você está em: Pagina Incial > Artigos > Post
| 15/07/2024 - 16:04
Protagonizando o OOH: a mídia exterior é resultado da união de forças
Por Fabi Soriano, diretora executiva da Central de Outdoor

Em um mundo globalizado, não faz sentido crescer no mercado sozinho. Especialmente quando ele está em ascensão, como é o caso da mídia exterior.

Nos últimos meses, coletei alguns dados que nos ajudam a ter noção do quanto o OOH tem crescido mundialmente. De acordo com a Statista, uma plataforma de pesquisa alemã, a média mundial do share do OOH é de quase 5%. Em termos financeiros, isso equivale a um investimento de 40 bilhões de dólares. Quando olhamos para a América Latina, região que possui 8% da população do planeta, o investimento chega a 1,5 bilhões de dólares, cerca de 3% dos investimentos globais.

Abro um parágrafo para me dedicar especialmente ao Brasil. Nós sabemos que o share da mídia exterior brasileira atinge cerca de 10,8%, um número que impressiona o setor no restante do mundo por estar bem acima da média geral. Já a pesquisa Painel Marketing Trends, do Meio & Mensagem em parceria com a Kantar Ibope Media, aponta que 63% dos CMOs pretendem investir mais em OOH em 2024 comparado aos investimentos de 2023. Essas informações nos levam a uma conclusão certeira: há um enorme potencial de crescimento do out-of-home em nossa região.

E por falar em crescimento...

Sabemos que a digitalização está avançada em todo o mundo, sendo um dos propulsores do investimento global. Digitalização não apenas de ativos, mas de processos e de ferramentas que otimizam, auditam e asseguram maior credibilidade ao meio. Aliás, a programática tem protagonizado a vinda de um “dinheiro novo” para o setor. A automação da compra, a segmentação dos anúncios e a flexibilidade que a programática entrega é um dos principais propulsores de crescimento do OOH no mundo.

Não à toa, a ECOSS OOH, plataforma de inteligência de dados e automação de anúncios estáticos e digitais da Central de Outdoor, pioneira no Brasil, foi premiada na categoria “Soluções Tecnológicas”, no Prêmio Alooh deste ano. Cito como exemplo, também, o sistema desenvolvido pela Alemanha, que consegue capturar, em tempo real, a sensação e a emoção de uma pessoa ao passar por um meio estático ou digital. É evidente que há mais chances de sucesso se olharmos o OOH como um meio que caminha ao lado da integração ao mobile e que faz parte tanto do funil de vendas de conversão quanto do de awareness.

Mas o crescimento do meio não se deve apenas ao desenvolvimento da tecnologia. A mídia exterior também tem olhado cada vez mais para a sustentabilidade. Em alguns países, a sustentabilidade tem sido um critério relevante para os CMOs na seleção dos meios de comunicação. No Brasil, podemos citar iniciativas como a campanha para Heineken, exibida pela Hezagono Brasil Publicidade, planejada pela BE 180 e desenvolvida pela Le Pub, do Grupo Publicis. A marca instalou outdoors fotovoltaicos que gelam a cerveja a partir da energia gerada pela luz solar, em um bar do Rio de Janeiro. Você pode conferir no vídeo: https://youtu.be/NtlcXjTrI4Q?si=P5wYD-rk_zLIxSy

Cases como esse exemplificam como unir sustentabilidade e criatividade para valorizar o OOH. E de criatividade o Brasil está cheio! Do digital ao estático, de animações 3D a outdoors mecânicos, o que não nos falta são bons exemplos que encantam os players do setor mundo afora. Nosso potencial criativo aliado a capacidade de padronização do meio, com o formato 9:3, apesar da extensão territorial, nos coloca em posição de destaque mundial.

Nossa mídia é formada pela troca de experiências e pelo aprendizado uns com os outros. Mais do que concorrentes, somos todos elos de um mesmo setor. É cada vez mais evidente a importância de compartilhar informações entre empresas ao redor do mundo para que o OOH siga em constante crescimento. E as associações possuem um papel estratégico nesse sentido. A IBO (Independent Billboard Operators Association), voltada para unir pequenas e médias empresas do setor, sabe como ninguém como promover a profissionalização da mídia exterior, ensinando o beabá de como fazer out-of-home e auxiliando o crescimento do meio ao olhar para todos os lados.

O associativismo estimula as melhores práticas, fomenta a indústria e eleva o profissionalismo do setor, levando as diversas empresas a se unirem em iniciativas e objetivos comuns. E é esta a nossa meta.

Compartilhar notícia:
Leia mais
Contato
11 95203-1782 | 3105-9111
simone@outdoor.org.br
Av. Paulista, 1.159 • 10° andar • conjunto 1018
Bela Vista • Cep: 01311-921 • SP | SP
Associe-se
Entre em contato