Você está em: Pagina Incial > Artigos > Post
| 15/04/2024 - 09:50
Construção de marca: a essência do OOH

Por Felipe Davis, CEO da OOH Brasil

Claro que podemos, e devemos, falar que OOH faz um papel fundamental na conversão, e vem ganhando cada vez mais espaço nesse olhar, porém, o meio está no momento de consideração de compra e sua essência é a construção de marca, o famoso awareness.

Hoje em dia, a jornada está mais complexa, a atenção cada vez mais escassa, por isso, as estratégias de comunicação precisam se voltar novamente para lembrança de marca. Digo, novamente, porque a criação de campanhas publicitárias institucionais, por exemplo, está cada vez menos frequente, com o foco voltado, em sua maioria, para conversão, CAT, lead e etc. Não que seja um problema ter esse olhar, mas será que deixar de lado o enorme potencial de construir uma diferenciação de marca é o melhor caminho? O que torna uma marca única é a capacidade de se destacar a partir da sua identidade e sua proposta de valor.

As pessoas buscam uma razão lógica, mas tomam decisões emocionais. A escolha do consumidor não é imediata (por isso uma marca precisa de lembrança), não é linear (por isso as marcas precisam ser capazes de construir diferenciação), uma escolha não é isolada (por isso uma marca precisa de contexto) e por fim não é racional (por isso a marca precisa de significado).

E o que poucas pessoas têm percebido é que a chance de vencer a acirrada competição pela atenção do consumidor aumenta exponencialmente quando se tem o que chamamos de contexto de marca.

Cada dia que passa, a quantidade de possibilidades de pontos de interação entre marcas e audiência aumenta. E vale lembrar que aqui não estamos falando de nada novo, Herbert A. Simon, ganhador de um prêmio Nobel há mais de 50 anos, falou sobre a teoria da economia da atenção, dizendo que, com o infinito fluxo de informações, conseguir atrair a atenção dos consumidores seria um desafio.

Depois de 5 décadas os meios mudaram e, hoje competimos com telas em todos os ambientes, em diferentes tipos e formatos, mas continuamos com o mesmo desafio: entregar a mensagem certa, no canal e no momento certos e, quem sabe, chamar a atenção dos consumidores.

E quando trazemos o olhar para o Out Of Home, o meio está exatamente nesse lugar. Presente em toda a jornada diária fora de casa das pessoas e acompanhando o seu arco de tomada de decisões, o OOH está disponível em tempo real para passar a mensagem correta, sendo um dos principais canais de comunicação e estando presente no momento correto para iniciar a conversa entre marca e consumidor.

A grande chave de sucesso é entendermos que as marcas precisam participar das conversas das pessoas, pois somente desta maneira, vão estar inseridas no contexto correto, sendo capazes de construir diferenciação, passar seu real significado, e estar mais presente nas decisões emocionais das pessoas.

Compartilhar notícia:
Leia mais
Contato
11 95203-1782 | 3105-9111
simone@outdoor.org.br
Av. Paulista, 1.159 • 10° andar • conjunto 1018
Bela Vista • Cep: 01311-921 • SP | SP
Associe-se
Entre em contato